INTRODUÇÃO – “O estudo de Cristo pela Bíblia é normalmente chamado de cristologia, do grego christo (“Messias”, “Cristo”, “Ungido”) e logos (“Palavra, discurso). No campo teológico estuda-se portanto o Cristo da fé e o Jesus histórico. O primeiro é aquele apresentado pelos escritores dos evangelhos, enquanto o segundo é procurado e apresentado por aqueles que não crêm no sobrenaturalismo e querem ver Jesus não como o Messias mais semelhante a outros nomes da história. No entanto, nos reteremos neste opúsculo apenas do Cristo da fé.
1 – JESUS E O JUDAISMO – “O judaísmo esperava que o Messias desempenhasse um papel de destaque na libertação política da nação. A teologia cristã nos ensina que o motivo dessa não aceitação de Jesus em assumir tal posição foi a necessidade de sua segunda vinda. São verdades obtidas através dos ensinos de Jesus, no Novo Testamento, não sendo possível compreender através da teologia judaica.
2 – QUEM É CRISTO? – Os nomes de Cristo apresentam quem ele é:
2.1 – Filho de Deus (deidade) = nascido de Deus (Mc 3.11; Jo 1.34; 3.16; 11.4).
“2.2 – O verbo (preexistência e atividade eterna)– Pela expressão verbal de um homem até um cego pode conhecê-lo perfeitamente”. Cristo não trouxe a mensagem de Deus Ele é a mensagem de Deus. (Jo 1.1-3).
2.3 – Senhor – “O titulo Senhor, ao ser usado como prefixo antes de um nome, transmitia tanto a judeus como a gentios, o pensamento de deidade. A palavra Senhor do grego Kúrios era equivalente a Jeová na tradução da SEPTUAGINTA”.
2.4 – Filho do homem – diz-se de alguém que participa da natureza humana e das qualidades humanas. (Este titulo é aplicado 80 vezes ao profeta Ezequiel). No entanto, apesar de filho do homem não participou dos pecados destes .
2.1 – Filho de Deus (deidade) = nascido de Deus (Mc 3.11; Jo 1.34; 3.16; 11.4).
“2.2 – O verbo (preexistência e atividade eterna)– Pela expressão verbal de um homem até um cego pode conhecê-lo perfeitamente”. Cristo não trouxe a mensagem de Deus Ele é a mensagem de Deus. (Jo 1.1-3).
2.3 – Senhor – “O titulo Senhor, ao ser usado como prefixo antes de um nome, transmitia tanto a judeus como a gentios, o pensamento de deidade. A palavra Senhor do grego Kúrios era equivalente a Jeová na tradução da SEPTUAGINTA”.
2.4 – Filho do homem – diz-se de alguém que participa da natureza humana e das qualidades humanas. (Este titulo é aplicado 80 vezes a profeta Ezequiel). No entanto, apesar de filho do homem não participou dos pecados destes
2.6 – Filho de Davi – Fala da realeza e preenche os requisitos proféticos de 2 Sm 7.16.
2.7 – Jesus – Obra salvadora (Mt 1.21; Gl 4.4,5) – È a expressão do que Ele veio fazer; salvar a humanidade.
3- TITULOS DE JESUS CRISTO
3.1 – Profeta. Como profeta Ele:
a) Pregou a salvação em uma época de crise nacional (Lc. 19.41-44); b) Anunciou o reino dos céus (Mt 4.14); c) Predisse o futuro (Mt 24 e 25).
3.2 – Sacerdote (hb 8.3) – É alguém devidamente separado (consagrado) para apresentar o homem diante de Deus.
3.3 – Rei (Gn 14.18,19; Hb 7.1-3) – “O plano de Deus para o governante perfeito foi que ambos os ofícios fosse investido na mesma pessoa”.
4 – A OBRA DE CRISTO – De todas as obras realizadas por Jesus aqui na terra sem dúvidas a maior e mais importante delas foi a “Obra Salvífica”. A obra redentora de Cristo é concretizada através de sua morte, ressurreição e ascenção.
4.1 - Morte (1 Co 15.3) – “O ensino dos reformadores era este: quem compreender perfeitamente a cruz, compreende a Cristo e a Bíblia”.
4.2 – Ressurreição – É a razão da existência do cristianismo. Que outro líder de religião ressuscitou e está vivo? A ressurreição é a resposta de Deus aos questionamentos sobre a divindade de Jesus.
4.3 – Ascensão – (Lc 24.50-53) – Fala-nos do Cristo celestial de sua exaltação e de sua soberania (1Co 11.3; Cl 2.10; 1Pd 3.22; Rm 14.9; Fp 2.10,11).
5 – FALSOS ENSINAMENTOS SOBRE A NATUREZA DE JESUS
5.1 – Docetismo – Negam a humanidade de Cristo, dizendo que seu sofrimento e sua morte foram aparentes. (influenciados pelos gnósticos, Gr gnõsis=conhecimento).
5.2 – Ebionismo – Desenvolveu-se da ramificação do cristianismo judaico. O monoteísmo onde somente o Pai era Deus. Que Jesus era mero homem gerado por José e Maria. Que foi feito filho de Deus ao ser batizado por João Batista.
5.3 – Arianismo – Criado no inicio do século IV por um homem chamado Àrio. Veja resumo de seu ensino:
a) “Sua característica fundamental. Deus é solidão e existe sozinho;
b) Dois poderes habitam em Deus: O verbo e a Sabedoria;
c) A criação foi levada a efeito por substancia independente que Deus criou;
d) O filho não é verdadeiramente Deus;
e) O filho é uma criação perfeita do Pai;
f) A alma humana de Cristo foi substituída pelo Logos;
g) O Espírito Santo é uma terceira substancia criada”.
5.4 – Apolinarismo – Criador Apolinário de Laudicéia, século IV. Afirmava que Cristo tinha corpo humano e mente de Deus. Diferente portanto, dos demais seres humanos. (para reflexão Lc 23.46; Hb 2.14,17)
5.5 – Temos ainda:
Monarquianismo;
Nestorianismo;
Eutiquianismo – Século V Eutiquio afirmava que o corpo de Cristo era especial diferente dos demais homens criado especial para a missão que veio cumprir. (Hb 2. 14,17).
6 – DEIDADE E HUMANIDADE – A deidade do Senhor Jesus Cristo é apresentada nas escrituras assim:
6.1 – Seu nascimento virginal (Mt 1.23; Lc 1.31,35);
6.2 – Sua vida impecável (Hb 7.26; 1Pd 2.22);
6.3 – Seus milagres (At 2.22; 10.38);
6.4 – Sua obra vicária (1Co 15.2; 2Co 5.21);
6.5 – Sua ressurreição corporal (Mt 28.6; Lc 24.39; 1Co 15.4);
6.6 – Sua exaltação (At 1.9,11; 2.33; Fp 2.9-11; Hb 1.3)
A humanidade de Jesus também tem lugar nas escrituras, e a união das duas naturezas fala da perfeição de Cristo como mediador dos homens (1Tm 2.5; 1Jo 2.2; Ef 2.16-18). Como homem foi:
- Tentado, (Hb 4.15);
- Aparente conhecimento limitado, (Jo 1.47; 4.29)
- Vida natural (Mt 1.1-16; Lc 10.21; Mc 14.33-36; Jo 11.5).
Na paz de Cristo Pr. Reginaldo de Matos
Nosso desejo é contribuir para o reino de Deus, trazendo reflexões bíblicas sobre diversos assuntos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Isaías e o seu tempo, nós e nosso tempo. Como vamos reagir?
Reginaldo de Matos Araújo [1] 31 de Dezembro, 2022. No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto...
-
Introdução a Teologia Conceito – Apesar de não aparecer na Biblia o vocábulo “teologia”, sua idéia é encontrada em todo o texto sagrado. Os ...
-
Pr. Reginaldo de Matos Araújo. Ministério bivocacional, fazedores de tendas, dupla função, profissionais obreiros. Estas são algumas ...
Gostei da matéria muito bem colocada, que continue te abençoando.
ResponderExcluirGostei da matéria me ajudou mais ainda no meu curso de teologia a entender as coisas de Deus seus caminhos seus projetos e seu grande amor pela humanidade.
ResponderExcluir